Conforme as pessoas dependem mais da rede social para se conectar com seu público, criar envolvimento na plataforma se tornou uma prioridade
Você analisa suas métricas do Instagram e vê o engajamento despencar? É claro que rapidamente você quer achar culpados! Acha que foi por causa de mudanças no algoritmo, que seu conteúdo não é entregue a audiência como deveria, que foi penalizado pela plataforma…
Mas será que o problema não está na qualidade daquilo que você posta? E mais, será que sua regularidade também não tem deixado a desejar?
O engajamento sempre foi uma métrica importante para medir o sucesso em qualquer plataforma de rede social, mas à medida que as pessoas dependem cada vez mais do Instagram para se conectar com seu público, criar envolvimento no Instagram se tornou uma prioridade.
Em parte, isso ocorre porque as novas gerações estão se inclinando como nunca para uma conexão genuína com empresas e marcas. E por isso, ter um alto engajamento pode ser sinônimo de sucesso.
Mas o caminho para ver suas métricas de engajamento subirem aponta para uma mesma direção: a produção de conteúdo qualificado.
E que fique claro: conteúdo qualificado não é apenas um “textão” no Instagram!
Ele precisa se conectar com sua audiência, seguir linhas editoriais bem definidas e conversar com seu público dentro de uma estratégia de funil de inbound marketing. Precisa ainda seguir uma agenda de publicações, para que seu público saiba os dias que encontrará conteúdo novo no seu perfil.
E sabe como se faz isso? Com planejamento e estratégia de conteúdo. É nesta etapa que você vai conhecer exatamente quem é seu público — ou do cliente que você atende se for uma social média —, qual o DNA do projeto e a big idea (que a proposta única de valor que o projeto proporciona).
Ou seja, a estratégia de conteúdo é o mapa que o conduzirá ao sucesso no mundo digital. Ele precisa ser completo, ter clareza dos objetivos do negócio, seja seu perfil para influenciar pessoas ou ter a venda como objetivo.
Ao se desenhar uma estratégia de conteúdo é preciso ainda compreender quem é sua persona, qual o comportamento físico e psicológico das pessoas com quem vamos falar. E isso envolve muita pesquisa e análise. Não é algo que se constrói do dia para a noite.
Mas algo que posso comprovar é que uma estratégia de conteúdo bem estruturada trará resultados incríveis. Ela proporcionará que, mais que engajamento, você passe a conversar diretamente com seu público-alvo. E quando isso acontece, o resultado vem, seja em forma de ainda mais envolvimento e novos seguidores, seja com seus objetivos de venda serem alcançados.
Use as ferramentas a seu favor
Um ponto importante ao elaborar uma estratégia de conteúdo é planejar além do que irá em seu feed. Hoje o Instagram vem entregando cada vez mais conteúdo de quem usa suas ferramentas nativas.
E aí se enquadram o IGTV, o Stories e mais do que nunca, o Reels. Ou seja, mais que conteúdo estático e altamente qualificado, você também precisa usar vídeos para conversar com sua audiência.
Inclusive, o engajamento no Reels funciona de forma muito semelhante à visão tradicional de engajamento: quanto mais comentários você recebe em um post, mais o Instagram vai divulgá-lo e você terá mais visualizações no próprio post, e em outros que fez recentemente em seu feed.
Obviamente, você deve criar conteúdo relevante para o público que está tentando atrair, para que as visualizações e os comentários que você recebe sejam autênticos, não aleatórios.
Além do mais, quando se fala em engajamento com a publicação, ela vai muito além de apenas curtidas e comentários. Os principais pontos que o Instagram considera são aqueles não visíveis do público: o salvamento e os compartilhamentos.
Quanto mais salvo ou compartilhado for seu post no Instagram, mais a plataforma entenderá que se trata de um conteúdo relevante, e com isso entregará para mais e mais pessoas.
E sabe como se consegue isso? Novamente com planejamento, estratégia e conteúdo qualificado, que instigue as pessoas a salvarem seu conteúdo para verem depois. Ou então que queiram compartilhar em seus próprios Stories, ou então com seus amigos.
E o resultado é o seu conteúdo sendo entregue cada vez para mais pessoas, potencializando seu engajamento no Instagram.
Portanto, se você vem vendo seu engajamento despencar, talvez o principal culpado seja você mesmo. Tenha uma estratégia de conteúdo bem produzida como aliada, que tenha linhas editoriais claras, que se conecte com sua audiência, e que tenha um calendário de conteúdo tanto para feed quanto para outras ferramentas do Instagram.
Ao seguir este caminho, verá seu engajamento ser recuperado e mais, verá seu perfil voltar a crescer de forma orgânica e com um público altamente qualificado.
Fonte: Mundo Marketing
Comments