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Como fazer uma trend no TikTok

7 dicas para criar

Como fazer uma trend no TikTok é uma dúvida comum entre muitos criadores da plataforma. Afinal de contas, se um perfil alcançar esse feito, ele terá uma projeção notável entre os usuários e, em pouquíssimo tempo, construirá a sua base de seguidores. Além disso, em muitos casos, os números atraem a atenção de marcas, que não raras vezes propõem parcerias para o criador.


Uma trend bem aproveitada pode ser um verdadeiro pote de ouro. Infelizmente, essa não é uma tarefa simples. Não há um conjunto de estratégias que garantam o seu sucesso nessa empreitada. O melhor caminho consiste em tentar, observar os resultados e, a partir disso, tentar novamente.


Apesar disso, existem dicas que você pode adotar para tornar o processo mais fácil. Em outra oportunidade, ensinamos como ficar famoso no TikTok e aumentar o seu público. De modo resumido, você deve seguir alguns passos:


Definir seu nicho e, se possível, um público alvo;

Planejar seu conteúdo e postar com constância;

Estudar conteúdos de criadores do mesmo nicho;

A partir disso, identificar hashtags e áudios em alta;

Grave vídeos com boa qualidade e iluminação;

Postar nos horários de pico (localizados em Ferramentas do Criador > Análise > Seguidores);

Interaja com os seguidores e recolha ideias de conteúdo a partir dos comentários.


Entre os seus esforços para ganhar mais seguidores no TikTok, há muito mais o que fazer. As dicas acima são, na verdade, os passos iniciais para ter o seu conteúdo impulsionado pela rede social, ainda que minimamente. Isso porque, para criar uma trend, você precisa saber como construir um vídeo viral.


O que é trend no TikTok

Se você não tem intimidade com a plataforma, pode ser que a coisa tenha ficado confusa agora. Afinal de contas, qual é a diferença entre viralizar e criar uma trend? Esses fenômenos, diga-se de passagem, existem bem antes do TikTok. Acontece que a rede social foi responsável por torná-los populares e mais frequentes.


Um vídeo viral, como o nome sugere, se espalha com facilidade. Algo naquele conteúdo o tornou interessante ao ponto de atrair a atenção e, mais do que isso, a curiosidade dos usuários. Essa lógica também funciona quando falamos em “músicas virais”. É quando a música toca em absolutamente qualquer esquina e não sai mais da sua cabeça.


Antes de se tornar uma trend, o conteúdo precisa viralizar. Esse é um estágio inicial. Aqui acontece algo ainda mais interessante: as pessoas não apenas consomem e compartilham o vídeo, elas o replicam. Supondo que você faça uma dança engraçada e, de alguma forma, isso cative os usuários; eles irão imitar a dança, além de interagirem com o vídeo original.


Como fazer uma trend no TikTok

Você já sabe que não há receita que garanta um vídeo viral e, infelizmente, a mesma lógica vale para trends. Há, contudo, truques que você adotar. Para aumentar as suas chances, é essencial que as outras estratégias estejam em dia. Sempre há casos de usuários que não fizeram nada demais e, por força do destino, criaram um vídeo de sucesso. Essa não é a regra.


1. Prenda a atenção do espectador

Antes de fazer um vídeo, pense em como criá-lo da forma mais objetiva possível. Isso não significa que o conteúdo precisa ser rápido. A sua intenção é manter a atenção do espectador. Portanto, vá direto ao ponto. Cortes, edições e transições podem te ajudar nessa tarefa.


2. Seja original

Essa dica é, sem dúvidas, uma das mais importantes de todo o texto. Ser original é cativante e, para criar trends no TikTok, indispensável. No entanto, como criador de conteúdo, você deve encontrar o equilíbrio entre aplicar as estratégias da plataforma e manter a espontaneidade.


3. Surfe na onda de assuntos em alta

Sempre que possível, crie conteúdos relacionados a assuntos que estão em alta na Web. Vamos a um exemplo simples: um filme acaba de ser lançado e, em pouco tempo, as redes sociais são tomadas por vídeos, memes, críticas e elogios sobre ele. Esse pode ser o seu bilhete premiado. Adote essa estratégia apenas se, de alguma forma, o tópico se relacionar com o seu nicho. Do contrário, espere a próxima chance.


4. O básico nunca erra

Quando o assunto é TikTok, vídeos com produções profissionais podem até gerar um bom engajamento. Se você for apaixonado por fotografia e edição, use e abuse do seu talento. Mas isso é totalmente dispensável. A plataforma é recheada de vídeos simples e informais à la Stories do Instagram — ou seria melhor citar o bom e velho Snapchat?


5. Se divirta na frente da câmera

A plataforma de vídeos acumula incontáveis trends desde a sua popularização. Os conteúdos são de todos os tipos. Mas, partindo do princípio da originalidade, é sempre interessante que você se divirta enquanto produz seu conteúdo. Quando isso acontece, é mais provável que os espectadores também se divirtam com você e, quem sabe, transformem seu conteúdo em uma nova tendência.


6. Gere conteúdo orgânico

Depois de uma onda “profissionalizante” nas redes sociais, em que a maioria dos conteúdos ensinavam algo, criações orgânicas parecem ganhar cada vez mais espaço. Usuários apreciam conteúdos que geram uma sensação de pertencimento. Não à toa, vídeos de rotina e de bate-papo são tão populares.


7. Use jargões e símbolos

Algo que pode facilitar a sensação de pertencimento acima é o uso de jargões e símbolos. Criadores que adotam jargões ou simplesmente expõem termos que falam na vida real constroem uma marca. Sempre que seus seguidores escutarem essa expressão, eles lembrarão de você. O mesmo vale para símbolos, como uma cor específica, uma peça de roupa e uma xícara de café.


Fonte: Canal Tech

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