A famosa marca esportiva alemã Adidas se uniu à sueca Zound Industries para lançar os fones de ouvido Adidas RPT-02 SOL.
Movido a energia solar, o headphone feito com materiais reciclados pode ser recarregado com luz natural ou artificial e oferece até 80 horas de reprodução.
Parte do RPT-02 SOL é fabricado com Powerfoyle, material com células solares altamente flexíveis desenvolvido pela empresa sueca de tecnologia solar Exeger. Diferente das antigas unidades solares, que precisam de uma fonte forte e constante de luz solar, o novo componente pode ser recarregado em várias condições.
Assim, os fones de ouvido são recarregados automaticamente ao serem expostos à luz natural – mesmo em dias nublados – ou dentro de casa com a iluminação artificial. Para mais, o headset esportivo traz uma porta USB-C para recarga completa em duas horas na tomada.
Sustentável, esportivo e lavável
Com uma pegada sustentável, o Adidas RPT-02 SOL tem o corpo feito de uma combinação de plástico reciclado e nylon. Embora apresente um visual mais simples e sem grande volume de materiais plásticos, o headset pesa 256 g.
Na parte técnica, o fone de ouvido adota drivers dinâmicos de 45 mm. O modelo ainda traz conexão Bluetooth 5.2, microfones para chamadas e botões físicos de energia e para comandos (play/pausa, avançar/retroceder música e pareamento).
O RPT-02 SOL tem certificação IPX4, garantindo resistência ao suor e à respingos de água. Ideal para esportistas, o arco da cabeça e as almofadas das conchas do acessório podem ser retiradas para lavar e evitar maus cheiros devido ao suor.
Como mencionado, o headset esportivo oferece até 80 horas de autonomia sem a recarga com luz solar. Segundo a fabricante, o acessório pode ter tempo de reprodução quase ilimitado quando exposto com frequência à luz natural.
Preço e disponibilidade
O Adidas RPT-02 SOL será lançado nas cores Night Grey (cinza) e Solar Yellow (amarelo). O headset já está em pré-venda na loja oficial da marca esportiva nos EUA e os pedidos serão enviados a partir do dia 24 de agosto.
Os fones de ouvido movidos a energia solar custam US$ 229 (cerca de R$ 1.179 na atual conversão direta, sem adição de impostos). Até o momento, não há previsão para o lançamento do acessório no Brasil.
Fonte: Adidas, The Verge, Engadget, CanalTech
Comments