O conteúdo das plataformas de streaming não precisa ser apenas sinônimo de entretenimento.
Acontece que, com o amplo acervo de filmes de comunicação e negócios na Netflix, as plataformas também são fonte de inspiração para suas estratégias e campanhas de marketing.
Com mais de 137 milhões de clientes que assistem a mais de 1 bilhão de horas combinadas de filmes, documentários e programas de televisão todos os meses na Netflix, apostamos que sua próxima sessão na plataforma pode ser um momento de aprendizado sobre as melhores tendências, comportamentos e novidades do setor.
Se você acha que aproveitou todos os recursos como profissional de marketing, não se preocupe. Há várias séries de marketing e negócios na Netflix que são interessantes e também repletas de insights valiosos para sua carreira! Continue lendo para conhecer a lista dos melhores documentários e séries sobre marketing disponíveis na Netflix.
1. Mad Men
Ambientado na década de 1960, Mad Men é um programa de TV sobre a era de ouro da publicidade. Documenta a ascensão meteórica de uma agência de publicidade e a jornada individual dos protagonistas, ao mesmo tempo em que apresenta técnicas de marketing estelares. Desde a criação das campanhas publicitárias mais brilhantes até a eliminação da concorrência, “Mad Men” aborda os aspectos de marketing com excelência, mostrando que eles são praticamente atemporais.
O show constantemente martela os valores centrais do marketing – seja fazer os clientes felizes ou criar valor para os produtos que estão vendendo. Se você é um profissional do setor, essa é uma das séries de marketing que recomendamos fortemente.
Além de mostrar a visão de um período em que tudo começou e teve um impacto real no mercado, “Mad Men” também fornece algumas ideias sobre como capturar a imaginação do seu público e criar campanhas que gerem resultados.
2. Emily em Paris
Emily in Paris estreou na Netflix em 2020 e conseguiu encantar os espectadores de todo o mundo, especialmente os profissionais de marketing digital. A série segue a personagem-título Emily, que segue de Chicago até Paris, onde ela se junta ao escritório de uma agência de publicidade francesa. Lá, eles esperam que ela leve a tão falada perspectiva americana para a mesa.
No processo, Emily acerta no marketing digital, uma campanha de cada vez. A partir do momento em que chega a Paris, ela começa a compartilhar trechos de sua vida como expatriada com sua comunidade social. O público gosta dos conteúdos e sua contagem de seguidores no Instagram aumenta de forma exponencial, o que ela também pode usar profissionalmente. A criatividade e a dedicação de Emily ao marketing digital são contagiantes.
3. O Dilema das Redes
Marcado como o “documentário mais importante de nossos tempos”, The Social Dilemma é uma produção da Netflix que apresenta o lado sombrio das mídias sociais. Ele mostra como as mídias sociais usam e manipulam a psicologia humana a seu favor. Ex-funcionários do Google e do Facebook se reúnem para educar o público sobre como os algoritmos funcionam para induzir nossas mentes a consumir mais mídia social todos os dias, a ponto de se tornar um vício.
Para todos que querem se tornar praticantes éticos do marketing digital e serem mais responsáveis com o consumidor, este é um título obrigatório. Isso fará com que você questione a maneira como usamos as mídias sociais e pense em maneiras de alcançar os resultados de formas diferentes.
Sejam notícias falsas ou pressão dos colegas nas mídias sociais, este programa leva o espectador a todos os “dilemas” das mídias sociais e mostra como a população global está lidando com isso. O documentário também ajuda a entender melhor a psicologia do consumidor.
4. Explicando – A Mente
Nossas mentes são inexplicáveis – ou não são? The Mind: Explained é uma nova série documental da Netflix que apresenta o funcionamento interno de nossos cérebros. Ela responde à pergunta subjacente: “Como podemos ajudar a nós mesmos e uns aos outros quando nossas mentes nos traem?” e “O que podemos fazer para recuperar algum controle?”
A série permite que você se aventure em cinco partes de sua mente, abordando temas como memória, sonhos, ansiedade, atenção plena. Está disponível em duas temporadas, com episódios de 20 minutos.
Especialmente para quem busca entender melhor o termo “neuromarketing”, esse documentário é valioso, porque mostra como você pode combinar marketing e psicologia para entrar na mente das pessoas fãs da sua marca.
5. Playboy americano: a história de Hugh Hefner
Situada na década de 1950, esta série documental acompanha de perto a vida do fundador da revista Playboy, mostrando a jornada da revista e sua ascensão à fama. O show captura os planos de Hefner para o entretenimento masculino em uma era pós-guerra e o impacto que ele criou na cultura global.
Esta é uma das séries sobre marketing mais indicadas porque também permite entender a ascensão do consumismo capitalista na América ao longo de seis décadas e como ele continuou a afetar os consumidores globalmente.
Hefner começou pequeno, mas sempre teve planos maiores e conseguiu realizá-los porque tinha uma compreensão aguda de seu público. Uma análise detalhada de sua jornada pessoal ajudará você a entender melhor os fundamentos do marketing. Afinal, nenhum de nossos trabalhos atuais existe isoladamente. Só olhando para o passado podemos planejar o futuro.
6. Desserviço ao Consumidor
Composta por quatro episódios investigativos, a série documental explora diferentes processos por trás da demanda por quatro produtos americanos tradicionais, como:
Maquiagem
Cigarros eletrônicos
Mobília
Plástico
Este documentário de marketing da Netflix não apenas fará de você um consumidor mais inteligente e um profissional mais consciente da sua responsabilidade. A lição é clara: práticas de marketing e negócios enganosas nunca vencem a longo prazo. A regra de ouro é manter produtos ou serviços de alta qualidade desde o início.
Essencialmente, o documentário permite que você entenda as forças do globalismo, branding, produção em massa e marketing. Todos os elementos que impactam qualquer negócio, grande ou pequeno.
7. O Cérebro Criativo
Em “The Creative Brain”, David Eagleman, um famoso neurocientista, canaliza o processo criativo de vários inovadores icônicos, como:
Claire Bousher, “Grimes: músico” ;
Kelis, ex-artista de música pop que virou chef profissional;
Tim Robbins, ator;
Zachary Lazar, autor;
Michael Chabon, romancista;
DB Weiss, co-criador de Game of Thrones;
Nathan Myhrvold, ex-CTO da Microsoft;
Robert Glasper, pianista vencedor do Grammy.
Eagleman está encantado com a imaginação humana. Neste documentário de psicologia/marketing, ele descreve as principais funções e categorias do cérebro criativo. Assistir a este documentário trará você de volta às aulas de ciências do ensino médio, além de ampliar sua capacidade de entender a criatividade e como despertá-la em sua vida cotidiana. Ele irá ajudá-lo a entender melhor como o cérebro humano funciona e como você pode explorar esse conhecimento.
Quer você acredite ou não, você pode, sem dúvida, se tornar mais criativo, e este filme de marketing pode ajudar. Afinal, a criatividade é a alma da comunicação e dos negócios. Sem ela, você produzirá mensagens de marketing genéricas e obsoletas que não ressoam com seu público principal, levando a leads sem brilho.
O documentário apresenta três conceitos principais que ajudam você a entender melhor o que é criatividade. São eles:
Criatividade é sobre remodelar o que já existe.
A criatividade é evitar a familiaridade e encarar o fracasso de frente.
Criatividade é ultrapassar limites.
Eagleman observa: “Dessa forma, podemos tirar proveito do que é ser humano, beber no mundo e produzir algo, qualquer coisa, que nunca existiu antes”. É claro que a criatividade está naturalmente dentro de todos nós. Basta aprendermos a aproveitá-la.
Uma lista completa de documentários e séries sobre marketing
A tela é um meio mágico para transmitir muita informação em um curto período. Os documentários e séries sobre marketing mencionados são apenas alguns dos exemplos que podem aumentar sua motivação e desencadear todo tipo de insights em sua carreira como profissional do setor.
Esperamos que você tenha uma sessão produtiva que, além de proporcionar entretenimento, também eduque!
Fonte: Operand
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